Titulo: No Centro da Terceira Fileira
Autor: G.C. Neves
Editora: Chiado Editora
Páginas: 278
Ano: 2015
Skoob - Goodreads
Sinopse: Você conseguiria imaginar o que a pessoa ao lado está vivenciando? Alguma pessoa já conseguiu dominar os seus sentimentos e as suas atitudes? Você já fez isso com alguém? Até que ponto a brutalidade de um homem pode ser dominada pela simplicidade de uma mulher? Beleza, um corpo esbelto ou popularidade seriam pontos fortes ou sinais de fraqueza? Quem está em vantagem no jogo da sedução? Perguntas como essas são respondidas nesta obra, que aborda as coisas simples desses confrontos cotidianos, de maneira crua e por muitas vezes obsceno. Descaso, confiança, amor, sedução e sexo são coisas tão banais e tão presentes em nossas vidas que, quando fogem ao nosso controle, nos perguntamos onde erramos. Contudo, na verdade, sem querer, permitimos que elas estivessem sempre a nossa frente.
Resenha: No Centro da Terceira Fileira vai contar a história de Rob. Um jovem que está fazendo um curso preparatório para o ENEM. Ele sempre foi um aluno exemplar, tinha umas das notas maiores da sala. Gostava sempre de sentar no centro da terceira fileira, algo que era de seu costume. Tanto que isso o deixava uma pessoa solitária, pois esse mesmo além de não falar com ninguém, não sabia nem quem eram seus "amigos" de turma.

Em um belo final de aula, uma garota da sala de Rob pede para que este guarde lugar para ela, já que sempre era o primeiro da turma a chegar. Porém Bel acaba recebendo uma resposta inusitada: NÃO! Com essa simples resposta que a trama toda vai começar a se desenvolver.

No outro dia de aula, Bel estava sentada no "lugar de Rob" e guardado carteiras para outras amigas. Quando a aula começa, Rob acaba não conseguindo prestar atenção, pois as garotas estavam fazendo muito barulho. Dentro desse meio tempo, Rob acaba se distanciando da turma e começa a se sentar no fundo onde conhece Solange e Zero Um, com quem inicia uma amizade, só que acaba voltando ao seu lugar de origem. Depois de algum tempo com a mesma rotina de barulho de sempre, Rob acaba começando a ter intimidade com elas e com isso vai se desenvolver uma amizade entre elas.

Junto com essa amizade, vem um sentimento de paixão também. Rob acaba se vendo perdidamente apaixonado por uma das garotas, tanto que acaba não conseguindo tirar elas da cabeça.
"Você é tudo que eu quero neste momento, vou ficar aqui como uma pedra te esperando o tempo que for não se preocupe confie em mim"
Só que nessa paixão, Rob vai acabar descobrindo segredos que fariam quaisquer amantes se odiarem para sempre.


No Centro da Terceira Fileira foi um livro que eu tive a oportunidade de conhecer a graças ao G.C. Neves, que pode me dar um livro de cortesia. Muito obrigado G.C. Neves!

Eu comecei o livro de uma maneira bem rápida, tanto que acabei ele da mesma maneira. Em uma semana, eu descobri o quão bom esse livro foi. Mesmo ele tendo algumas características que me chatearam.

Achei a história dele bem única, acho que tanto por não ter muitos livros assim, como pelo fato de eu não ter lido muitos livro com o tema/história igual. Isso vai ser algo que muitos leitores vão adorar com certeza (funcionou comigo então...)

A única coisa que me desapontou um pouco foi o protagonista. No começo do livro, ele realmente não estava muito agradável, até mesmo com a sua personalidade, da qual eu acabei refletindo que não era problema dele e sim meu. Eu fiquei muito feliz de que isso mudou muito com a evolução da história.

Os personagens são muito interessante. Alguns realmente não valem o chão que pisam, tanto na personalidade quanto na história, e outros são bastante interessante. Destaque para Solange e Zero Um, personagens que eu gostaria que tivessem uma atenção a mais no livro (mais em relação da Solange).

A leitura fluiu muito bem, acho que isso foi (com certeza) o melhor do livro. A escrita do autor ajuda muito porque é bem leve (que leitor não gosta disso?).


A diagramação do livro estava maravilhosa. A capa mesmo simples, e bem linda (linda mesmo!). As folhas amarelas eram bem resistentes. A fonte é maravilhosa, porque permite ao leitor uma leitura bem prazerosa e fácil de compreensão.

O final do livro é bem revelador, eu mesmo não esperava por isso. Adorei ele, me deixou com muita curiosidade para conhecer o próximo livro: Ao Centro da Terceira Fileira.

Se tem algo que eu posso dizer, é que eu recomendo esse livro. Ele não vai ser o melhor livro que você leu no ano, mas vai ser um dos que você mais vai gostar. Isso eu garanto!

18 Comentários

  1. Pelo que percebi, a reclamação geral sobre o livro fica em cima do personagem. De resto, só vi maravilhas sobre ele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Verdade, eu também já percebi muito isso em algumas resenhas, mas espero que nos outros livros ele melhore um pouco a personalidade.
      Beijão!

      Excluir
  2. Olá,
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a história interessante. Quando comecei a ler a resenha achei que ele tinha toc para sentar sempre no mesmo lugar. Mas mesmo achando interessante, não sei se eu leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também foi o tipo de livro que eu achei que não leria, no final das contas, acabei lendo e gostei bastante.
      Beijão, espero que possa ler <3

      Excluir
  3. Oi Vinicius,
    Não conhecia o livro e achei a história bem interessante.
    É tão bom quando lemos um livros e o final é revelador, da uma sensação de quero mais.
    Bom saber também que o personagem evolui na história.
    Dica anotada aqui.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Que bom que se interessou pela história!
      Verdade, mas tem uns que me dão raiva quando isso acontece, ainda bem que não foi o caso desse.
      Verdade, ele evolui bastante!
      Beijos, espero que possa ler!

      Excluir
  4. Oi Vinícius
    Primeiro quero te dar parabéns pelo blog, muitas resenhas nacionais e de livros pouco divulgados em outros blogs, adorei, assim tenho a chance de conhecer obras diferenciadas. Eu não conhecia este livro nem este autor. Gostei muito da premissa do livro e fiquei bastante curiosa de como vai ser o desenrolar da história. Pessoas "diferentes" como Rob incomodam, então elas costumam sofrer um pouco e gostaria de saber como o autor trabalhou esses problemas.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela!
      Muito obrigado pelo carinho, suas palavras são o que me fazem continuar escrevendo.
      Ele tem cara de que deixa mesmo o leitor curioso, deixou muito no meu caso.
      Ele trabalhou de uma maneira bem leve, não foi excelente, mas foi bom!
      Beijão, espero que possa ler.

      Excluir
  5. Olá Vinícius,
    já tive o prazer de ler No Centro Da Terceira Fileira e achei bem bom... algumas coisas claramente precisam ser ajustadas, concordo com o protagonismo fraco mas creio que seja algo que não comprometa a obra como um todo.
    Beijos querido.

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que já leu, fica mais fácil de falar sobre o livro (haha).
      Verdade, triste mas alguns protagonistas deixaram a desejar.
      Beijão!

      Excluir
  6. O livro parece ter um belo toque de nostalgia. Só de ler a resenha já bateu a saudade dos meus tempos de escola haha adorei, parece uma leitura super agradável!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Nossa, deve ser bom lembrar esses momentos!
      É sim, bem gostosa de ler.
      Beijão.

      Excluir
  7. Ótima resenha, parabéns.

    Da uma passada no meu blog, tá rolando um sorteio lá. ;)

    http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/05/sorteio-5-kits-de-livros-5-chances-de_1.html

    ResponderExcluir
  8. Ooi, tudo bom?
    Achei interessante a trama porque faz tempo que não leio livros que se passem na escola, esse gênero é sempre bom e rápido de ler \o
    Mas se o protagonista for chatinho, irrita mesmo SHUAHSU
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy, tudo sim!
      Eu também não lia faz um tempo... verdade, eles são muito legais de se ler <3
      Verdade, mas é um garoto de colegial, vamos fazer o que?! É a personalidade dele.

      Excluir
  9. Ótima resenha, não tive a oportunidade de ler esse livro.
    https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da resenha, espero que possa ler o livro.

      Excluir

Olá caro leitor, se você gostou e quer comentar, deixar sua opinião ou um agradecimento, será muito bem vindo, as postagens sempre serão destinadas a você!
OBS: Comentarios considerados "spam" serão apagados"!