Titulo: Onze Semanas
Autor: Ernani Lemos
Editora: Chiado Editora
Páginas: 248
Ano: 2015
Skoob - Goodreads
Sinopse: A relação de amor entre duas pessoas, seja de mãe e filho, seja de marido e mulher, é desmedida por padrão. No início a empolgação se esforça para esconder todos os defeitos e no fim o cansaço faz esquecer todas as qualidades. Não há relacionamento em que uma pessoa veja a outra com justiça. Se existe alguém com quem nunca somos generosos, é com quem amamos. Que acontecimento poderoso consegue afastar mãe e filha por quase toda a vida? E que tipo de força é capaz de reaproximá-las nas fronteiras da morte? Da cama de hospital onde vive seus últimos dias, Claudia dá início a uma jornada dolorosa pelas experiências que moldaram a história dela e da filha, Meg. A mãe terá que ser mais rápida do que a morte para convencer a jovem a dividir confissões de uma vida marcada por um trauma. Manter-se viva e reviver a memória serão os desafios de Claudia para mudar o mundo das pessoas que mais ama. Com uma dose de mistério que fatalmente leva os olhos à próxima página, Onze Semanas é uma viagem de sensações viscerais que conduz o leitor inúmeras vezes, sem que ele perceba, ao papel dos personagens.

Resenha: Meg desde criança não tinha uma relação muito boa com a sua mãe. O motivo? Esta deixou escapar alguém que cometeu um crime terrível. Após descobrir que sua mãe está entre a vida e a morte em um hospital, Meg decide se reaproximar da mãe para tentar, ao menos antes dela partir, descobrir qual o motivo dela ter deixado a pessoa que mais lhe fez mal nessa vida ter escapado de ter cometido um crime.

Nesse meio tempo, sua mãe, ainda consciente, começa a escrever todos os motivos que a fizeram fazer aquilo e também explicar sobre como foi seu passado em um livro, e aos poucos, junto com Meg, vamos descobrindo como foi a vida de Cláudia e nos emocionando a cada página lida.
"Ela também havia idealizado aquela reunião inúmeras vezes e, exatamente da mesma forma que a filha, encontrava-se completamente perdida ao perceber que nada era sequer parecido com o que imaginou."
O que Meg menos espera é saber que em onze semanas, a sua vida vai ter uma reviravolta completa, que pode mudar o sentido de todas as coisas.
"Onze Semanas" foi um livro que eu tive o prazer de ler nesse ano de 2016. Eu simplesmente amei ele, acho que até foi um dos favoritos de 2016 (mesmo sem o ano ter acabado). Acho que o autor criou uma história que faz qualquer leitor ficar curioso para querer ler o livro após cada capítulo.

A história em si é maravilhosa. O autor soube muito bem registrar a vida de uma garota que tudo que ela precisa é de respostas. Sem contar que ele soube mostrar o drama dos personagens principais em algo tão caprichado que realmente foi a maior surpresa do livro.
O mais surpreendente de tudo é o final que alem de ser surpreendente, vai responder muitas perguntas que os leitores vão ter ao longo do livro.
"Ela é sua mãe, Meg. Basta que vocês tenham convivido por breves segundos e que você tenha sugado de dentro dela o leite da vida uma única vez. Nada no mundo seria forte o bastante pra mudar esse laço. Não há entre qualquer tipo de animal uma relação tão próxima quanto essa de mãe e filha."
A escrita do autor foi maravilhosa, muito leve e que faz o leitor querer um pouco mais.
O livro em si não mostra isso de uma maneira explícita, mas dá para tirar ensinamentos maravilhosos dele. Os que são mais fáceis de se captar são: "Não tire conclusões precipitadas, porque o que pode parecer verdade talvez não passe de uma bela mentira." e "Sempre saiba perdoar, mesmo que aquela pessoa não valha a pena. Quem está ganhando com isso é você, que fica com a consciência limpa".

A diagramação da editora é algo que é bem comum nos seus livros, mas é bem agradável. As folhas são amareladas (<3) com uma fonte média de fácil compreensão. O que deixa a desejar um pouco é a folha da capa/contracapa, que é de um papel muito mole e pouco resistente. A arte de capa é bem simples, porém muito bonita e que tem um grande significado na história.

O que me resta é somente recomendar a história que, com certeza, posso garantir ao leitor que será uma leitura que irá lhe agradar bastante.

31 Comentários

  1. Todos falam maravilhas desse livro. Apesar de estar fugindo de dramas ultimamente, anotei aqui pra dar uma chance no futuro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Sério?!? Que bom!
      Como assim? Você vai fazer de tudo para ler esse livro então Lu, porque ele é maravilhoso.
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá tudo bem?
    Não conhecia o livro mas só o nome dele me deixou curiosa, juntamente com sua resenha, você falou tão bem que agora me deu vontade de ler, confesso que eu as vezes escolho o livro pela capa e essa não é uma das mais bonitas haha, mas eu visse o livro numa livraria não iria comprar mas ai quando eu conheço a historia, principalmente se for por uma resenha( que no caso foi a sua e que por sinal eu amei) eu compraria sem problema algum.
    Beijos!!
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Muito obrigado pelo carinho <3
      Verdade que a capa impressiona muito o leitor e eu também não compraria só pela capa, mas recomendo mais ainda agora que eu sei a história e ela é realmente maravilhosa!
      Beijo.

      Excluir
  3. Oi, Vinicius! Tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, mas adorei conhecê-lo. A capa dele é linda e a premissa é ótima! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony!
      Que bom que gostou, espero que possa ler.
      Abraço.

      Excluir
  4. Essa história deve ser linda e emocionante, né? Achei interessante, e espero poder ler em breve. Não conhecia o livro e nunca tinha lido resenha alguma, a sua foi a primeira que li e gostei bastante!

    Beijos
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      E se é!!!
      Que bom que gostou, espero realmente que possa ler!
      Beijo.

      Excluir
  5. Oi, Vinicius!
    Eu realmente não conhecia esse livro! Parece ser uma leitura maravilhosa, vou anotar a dica aqui. Adorei a resenha.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?
      Muito obrigado pela carinho e espero que possa ler o livro <3
      Beijo.

      Excluir
  6. Oi Vinicius,

    Não conhecia o livro, parece ser uma boa leitura. Adorei sua resenha.
    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cindy!
      Parece mesmo, eu também acheu isso no inicio.
      Beijo e obrigado pelo carinho <3
      Beijo.

      Excluir
  7. Olá, Vinicius.
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas achei a história muito interessante. Fiquei muito curiosa para saber o motivo da mãe dela. E é aquela né, toda história tem dois lados.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Que bom que gostou, espero que ainda possa ler o livro <3
      Beijo.

      Excluir
  8. Oii, não conhecia o livro mas achei essa capa linda e adicionei esse livro à minha wishlist, porque parece ser maravilhoso mesmo.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat!
      Que bom que gostou da capa e espero muito que possa ler!
      Beijo.

      Excluir
  9. Olá, Vinícius.
    Não conhecia o livro, então foi uma ótima surpresa. A premissa é interessante e é bom saber que é possível tirar uma reflexão ou outra da obra.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos!
      Que bom que gostou do livro, espero que possa ler, tenho certeza que vai gostar!
      Muito obrigado pelo carinho!
      Abraço.

      Excluir
  10. Oi Vinicius, tudo bem?
    Adoro livros que passam ensinamentos de alguma forma.
    E parabéns pela resenha, super completa; Eu não conhecia o livro ainda, mas fiquei curiosa para ler.
    Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim!
      Eu também gosto muito, esse foi uma surpresa pq eu não esperava!
      Muito obrigado pelo carinho <3
      Beijo.

      Excluir
  11. Oi Vinicius,
    Não conhecia a obra e gostei bastante da premissa!
    Esse livros que trazem ensinamentos sempre são os melhores e a já acaba levando para a vida toda.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Que bom que achou interessante!
      Verdade, espero encontrar mais livros assim durante minha jornada literária.
      Beijo.

      Excluir
  12. Admito que não havia ouvido falar do livro antes, mas fiquei interessada na história. A busca da filha em respostas e depois sua descoberta de que nada é o que parece, super me prendeu, fiquei com imensa vontade de saber quais foram os motivos e as reviravoltas. Sua resenha está ótima!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso deve deixar qualquer leitor curioso para ler o livro, foi assim comigo (haha).
      Beijos e espero que possa ler <3

      Excluir
  13. Olá Vinicius,
    Esse livro tem drama? Estou dentro!
    Adoro me envolver com uma história e me emocionar.
    Premissa muito interessante.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Que bom que gostou, espero que possa ler <3
      Beijinho.

      Excluir
  14. Esse livro <3 Não tenho o que falar, cara! Esse livro é maravilhoso! Com toda certeza, um dos melhores que eu já li. Enfim, sua resenha ficou muito boa, mas fiquei com o coração partido ao ver a estado do seu livro ueheuheueheuh Meio detonado né? :v Realmente, a acabamento da Chiado é bem simples, por isso eu cuido com ainda mais cuidado para não estragar.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius!
      Eu também achei esse livro maravilhoso, acho até que foi um dos melhores de 2016!
      Muito obrigado pelo carinho.
      Eu também fico triste por meu livro ter ficado assim, mas realmente é porque a edição da Chiado é muito simples e tem que ter todo cuidado do mundo.
      Abraço.

      Excluir
  15. Que premissa legal, não havia escutado ainda falar sobre o livro mas amei sua resenha e fiquei interessada, ainda li comentários positivos aqui sobre ele. Agora além de interessada estou curiosa kkk
    Beijos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem?
      Que bom que se interessou, ele realmente é um livro maravilhoso, tenho certeza que vai gostar.
      Beijo.

      Excluir
  16. Oi Vinícius
    Outra resenha que me instigou, me deixando novamente curiosa. Também gostei do fate de ser nacional e sobre a parte de "Saber perdoar". Acho que o perdão faz mas bem a pessoas que o pratica do que ao que o recebe, mas sei o quanto é difícil pratica-lo.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio do livro Jogador No. 1

    ResponderExcluir

Olá caro leitor, se você gostou e quer comentar, deixar sua opinião ou um agradecimento, será muito bem vindo, as postagens sempre serão destinadas a você!
OBS: Comentarios considerados "spam" serão apagados"!