Titulo Original: O Espelho do Monge
Autor: Rosana Dias Vitachi
Editora: Chiado
Páginas: 183
Ano: 2015
Onde comprar: Compare e Compre
Link no Skoob: Link
Nota: 4
Sinopse: Uma história curiosa chama a atenção de uma aluna de Arqueologia: O Espelho do Monge aguardava por ser encontrado. Busca ou obsessão? De qualquer forma, Safia consegue o Espelho que, segundo a lenda, reflete a alma de quem se olha nele, mas diante daquela tão esperada vitória, se vê num impasse: entrega o Espelho ao advogado que financiou sua busca ou o entrega ao Anjo Guardião do Espelho. Safia, então, encoraja-se numa terceira opção. Opção essa que mudará sua vida para sempre.
Resenha:

No livro conhecemos Safia, uma mulher que aparenta ser uma pessoa mimada e egoísta. Desde jovem, ela tinha a vontade de encontrar um objeto misterioso, mas as pessoas acabaram não acreditando nela e a ridicularizaram com isso, porém isso não fez Safia desistir. Hoje, junto com seu guia Artur, ela se encontra na busca desse espelho, que de acordo com a lenda, diz que a pessoa que o vir nele pode ver a sua própria alma.
Aquela aula de seu curso de Especialização em Arqueologia a tinha lançado num desafio particular. Pediram-lhe uma pesquisa sobre um lugar onde pudesse haver possibilidade de busca arqueológica, mas ela se deparou com uma história tão interessante que havia lhe consumido todo tempo disponível.
Parece loucura, mas quando Safia descobre a localização do espelho tudo que ela esperava era somente pegar ele, mas imprevistos acontecem e ela tem de voltar para o local onde estava sua pousada. Mesmo desapontada consigo mesmo, Safia não desiste e busca novamente a ajuda de seu pai, mas é o amigo dele, Adônis, que vai financiar a sua volta para esse lugar, em troca de quando ela encontrar o objeto dar para ele e dividir os lucros entre eles.

Chegando de volta, Safia encontra um monge que havia sido designado de pegar o espelho e o entregar ao Guardião do mesmo. Em seus pensamentos estava tudo perdido, mas Safia acaba conseguindo o espelho. Agora ela iria fazer o que foi combinado: Dar o espelho para Adônis e dividir os lucros que teriam. Parecia ir tudo perfeito, até que Safia encontra o guardião do espelho e este mesmo diz que ela deve colocar o espelho no local destinado ou acabará causando um caos para si mesmo e para as pessoas. Então para por uma visão do que é certo em Safia, o guardião pede para que esta olhe no espelho. Safia então após se ver no espelho, cai em uma aventura no seu mundo interior. O que ela menos espera é que com isso tudo vai surgir uma batalha entre o bem e o mal para ver quem ira ficar com esse tão cobiçado espelho.
Talvez tenha mesmo que te entregar o espelho; não posso me deixar levar por meus motivos egoístas, mas ao mesmo tempo, não tenho coragem de ir contra toda essa expectativa que construíram ao meu redor e ao redor do espelho!
O Espelho do Monge é o primeiro livro da série Viagens na Ficção, nele Rosana Vitachi criou uma narrativa que literalmente é algo que não se vê por ai. Acho que isso é algo que já vai fazer com que o leitor se interesse pela obra. Sem sombra de dúvidas também foi o mesmo fator que me fez ficar bastante interessado no livro.

O começo da história é bem rápido, assim como todos os outros acontecimentos. Quando Safia se encontra no seu mundo interior, teve horas que eu acabava ficando confuso, porque parecia que não tinha um sentido naquilo, mas depois de analisar bastante a história, pude perceber o quanto fazia sentido. Pude perceber que dentro do mundo interior de Safia, a autora optou por contar uma história por meio de analogias, que sendo bem interpretadas, mostram qual a verdadeira finalidade da trama.
Sim. Bem vinda ao seu mundo, minha querida! Não tenha medo... Geralmente é o desconhecido que nos deixa inseguros...
O aprofundamento dos personagens foi algo que eu senti muita falta, não tanto da protagonista mas sim dos personagens secundários. Fica um pouco difícil você julgar os personagens sem você nem saber de verdade a história deles, mas eu espero muito que a autora conte um pouco mais sobre a história deles nos outros livros da série. A autora contou para mim que todos os nomes dos personagens possuem um significado, acho que seria perfeito explicar um pouco mais sobre isso ao longo da série.                
Também senti falta do possível romance que estava tendo entre Safia e Artur, não o colocando em primeiro plano, mas que poderia ter sido algo mais desenvolvido na história.

Safia é um pouco complicada, pude perceber logo de cara que ela seria uma protagonista difícil de se lidar, e eu não estava enganado. No começo do livro, era mais que explicito o fato dela ser uma pessoa mimada, ignorante e bem, mas bem egoísta. Ainda bem que isso foi muito passageiro, porque a autora sobre mostrar na história a evolução e o amadurecimento dela, no final eu acabei gostando muito de como a personalidade dela ficou. Foi algo muito agradável ver o quanto ela mudou. Dá para se tirar muitas lições de morais sobre as histórias dela, uma que eu relevei bastante em relação as outras foi o fato das pessoas ficarem tão cegas a ponto de ver somente o seu exito, mesmo que seja conquistado da pior maneira possível.
Ela fecha os olhos diante dele, tentando ficar ali mais um pouco, mas logo os reabre, lembrando de seus pais, seu irmão, de Artur... e com coragem, se olha novamente nele, com lágrimas nos olhos. Ao ver sua imagem ali refletida, sente-se feliz: "Parecia mais jovem e mais... bela!"
Algo que é muito importante ressaltar no livro é a lição de moral que ele transmite, sendo de tamanha importância para a obra. Ela fala sobre você ter que saber realmente quem é você, não adianta você achar que um "rostinho bonito" significa beleza interior, porque no final todas as máscaras caem, seja da melhor ou pior maneira.
Sempre que você quer ser o que não é... Sempre que não quer que os outros te vejam... Sempre que se preocupa mais em agradar os convidados do que agradar ao Rei...
Por final, a autora conseguiu trazer uma proposta bem interessante. Estou ansioso para ler os dois outros livros da série, que para quem não sabe já estão escritos e o segundo (O Espelho do Monge - A Perseguição) está para ser publicado em 2016.

60 Comentários

  1. Ótima resenha :*

    http://agarotasecreta14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro
    Mas apesar da sua otima resenha, a temática e a sinopse dele não me chamaram atenção. Vou procurar saber um pouco mais pra vê se consigo gostar.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, tudo bem?
      Obrigado pela visita <3
      Beijão.

      Excluir
  3. Adorei a resenha, não conhecia o livro. Fiquei bem interessada. :)

    Visite: www.carpediemica.blogpspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Micaeli, tudo bem?
      Obrigado pela visita e pelo carinho <3
      Beijão.

      Excluir
  4. Olá!
    Não conhecia o livro, mas despertou bastante a minha curiosidade. Parece ser bem diferente do que costumo ler.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      Espero que possa ler!
      Beijão e obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  5. O livro parece ser ótimo, com uma trama que não estou acostumada a ler mas que amaria conhecer.

    http://mais-doce-que-mell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem ?
    Não conhecia esse livro, é a primeira resenha que estou lendo dele.
    E gostei bastante da sua resenha.
    E o livro deve ser bom mesmo.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      obrigado pelo carinho <3
      Espero que possa ler ele.
      Beijão.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    A premissa do livro é boa e me interessou. O fato da autora ter trabalhado bem a obra e a escrita também me agrada. Vou colocar o livro na minha lista de futuras leituras.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim!
      Que legal que você gostou do livro, espero que possa ler ele!
      Ela trabalhou muito bem mesmo, adorei o livro da Rosana!
      Que bom, caso leia, quero resenha!
      Beijão.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, parece ser beeeem interessante assim como sua resenha foi. Fiquei curiosa em relação a leitura!
    Ah, participa no sorteio de livro que ta rolando no meu blog:
    http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, tudo sim!
      Ah, muito obrigado <3
      Espero que possa ler!
      Beijão.

      Excluir
  9. Olá,
    Eu ainda não conhecia esse livro. A premissa é interessante, mas não sei se leria. Que bom que a protagonista mudou porque protagonista egoísta ninguém merece. E uma das coisas que não gostei foi de ser série, odeio ficar esperando hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Verdade quando tem protagonista assim, dá vontade ir dentro do livro e dar um soco bem na cara dele (haha). Minha ansiedade está a mil, quero logo saber o desfecho dessa série...
      Beijão.

      Excluir
  10. Parece ser um ótimo livro, eu nunca havia ouvido falar dele. Não sei se o leria agora, mas quem sabe um dia?

    Ótima resenha o/

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius,
      ele não é muito conhecido, lançou nesse segundo semestre.
      Espero que possa ler.
      Beijão.

      Excluir
  11. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas amei a sua resenha.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, tudo bem?
      Obrigado pelo carinho, espero que conheça um pouco mais sobre o livro.
      Beijão.

      Excluir
  12. Olá!
    Achei a premissa bem diferente, quero ler!

    whoisllara.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, tudo bem?
      Que legal, espero que possa ler.
      Beijão.

      Excluir
  13. Olá Vinicius!
    Ótima resenha, nunca tinha escutado sobre o livro, me pareceu bem diferente e sua resenha despertou minha curiosidade. Aliás a editora Chiado vem surpreendendo com suas escolhas =)
    Bjos
    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que legal, espero que possa ler o livro <3
      A Chiado tem uma ótima seleção mesmo!
      Beijão.

      Excluir
  14. Olá! Eu gosto dos livros da Chiado, e esse parece ser legal. ó não sei se vou gostar da Safia hahaha

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraya, tudo bem?
      Nossa, acho que isso vai ser normal para qualquer leitor no começo, ela tem um temperamento difícil.
      Beijão.

      Excluir
  15. eu ando uma máquina de leitura, então adoro saber de novos livros pra ler! gostei bastante da sua resenha <3 bem completa e detalhada

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, espero que possa ler!
      Obrigado, amei seu carinho <3
      Beijão.

      Excluir
  16. Adorei a resenha, :) é um ótimo livro.

    Um beijo,

    http://alicetwins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não é o tipo de livro que eu gosto, mas sua resenha foi ótima! :)

    Beijoca
    http://www.blogaquelas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Olhando pela capa e pelo início da resenha esse seria um livro que eu não leria, mas depois de ler a parte da lição que o livro passar eu fiquei bem curiosa quanto a ele. Acho que darei uma chance a Safia.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que legal, espero muito que possa ler.
      Beijão.

      Excluir
  19. Oi!
    Não conhecia o livro. Quero te parabenizar pela resenha, foi muito bem escrita. Gosto de temáticas assim, que incentivem a gente a ser nós mesmos. Sempre acreditei nisso!
    Beijos!!!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brina!
      Ah, que bom que gostou.
      Espero que possa ler o livro.
      Beijão.

      Excluir
  20. Oi
    nem conhecia esse livro, mais me parece ser interessante e não sei se foi só em mim mais me remeteu a algo estilo Branca de Neve, por conta do espelho deve ser só impressão
    e que bom que curtiu a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      que legal, nem pensei nessa hipotese, pode parecer um pouco sabia?!
      Gostei mesmo, espero que caso leia, goste também.
      Beijão.

      Excluir
  21. Oi...
    Não conhecia a série, mas, fiquei bastante interessada! Achei a premissa diferente do que estou habituada a ler, logo, fiquei aqui desejando o livro :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane,
      Que legal, espero que possa ler o livro <3
      Beijão.

      Excluir
  22. Oi, Vinicius!
    Então, se eu olhasse a obra em uma livraria, provavelmente passaria direto, visto que a mim essa capa não chama atenção. Entretanto, até gostei bem por alto do enredo, me faz recordar de outros livros.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia,
      haha... que bom que mudou de ideia, espero que possa ler o livro.
      Beijão.

      Excluir
  23. Não conhecia o livro, mas achei a proposta bem interessante! O enredo é bem diferente dos que eu tô acostumada a ler, mas fiquei curiosa com essa leitura! Adorei a resenha ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  24. É a primeira vez que vejo falando desse livro. Gostei bastante da premissa e a sua resenha me deixou curiosa para conferir. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      ele não é muito conhecido...
      Que bom, espero que possa ler!
      Beijão.

      Excluir
  25. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante da premissa, é diferente e promete muita aventura! Adorei a resenha :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Projeto Rosie", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      que legal!
      Espero que possa ler o livro!
      Beijão.

      Excluir
  26. Oii, não conhecia o livro mas tenho uma obsessão por sinopses que dizem 'sua vida nunca será a mesma'; 'tudo mudou'; 'uma coisa terrível aconteceu'. E com esse não foi diferente. Vou procurar PDF (sou uma viciada em livros sem dinheiro, lamentável).
    Bjs,
    Bipolaridades
    Novo post: Esmalte degradê + A Biblioteca da Ally (parte II)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ally,
      haha... eu sei como você se sente, ultimamente livros para mim são como ouro.
      Beijão, espero que possa ler!

      Excluir
  27. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei com uma curiosidade enorme para o ler, pareceu-me mesmooooo ser o meu tipo de livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      que bom!
      Espero que possa ler ele.
      Beijão.

      Excluir
  28. Oi Vinicius!
    Não conhecia este livro e fiquei curiosa, nunca li nada parecido. Bom saber que a estória tem um ritmo bom, e o fato de haver uma lição me atrai muito.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Verdade! Eu também não li nada parecido, então meio que foi um livro bem especial. A lição é <3
      Beijão.

      Excluir
  29. Gostaria de agradecer a linda resenha, Vinícius!! Agradeço também a oportunidade de mostrar meu trabalho. Simples, mas escrito com um amor imenso! Fico muito feliz que tenha gostado da história! Costumo dizer que é um livro para ser descoberto, e é o que sinto mesmo, pois eu ainda estou descobrindo muito do que eu escrevi há mais de três anos atrás!rs Quanto ao aprofundamento das personagens, será feito sim, de acordo com a necessidade do desenrolar da história. Na Perseguição, conhecerão melhor o Artur e Na Espada, falarei também mais sobre Elias... e alguns outros. Agradeço por todos os comentários e ficaria sim muito feliz que mais pessoas pudessem conhecer essa história, pois meu maior objetivo é que, através dela, possam descobrir em si, uma liberdade e uma felicidade verdadeiras e permanentes! Ajudar a construir algo de bom na vida de cada um, faz dessa aventura algo desafiador e apaixonante. Seria uma honra para mim, ter você como leitor! <3 Grande abraço, Rosana Dias Vitachi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana,
      eu que agradeço pela oportunidade.
      Beijão!
      Espero pela continuação...

      Excluir

Olá caro leitor, se você gostou e quer comentar, deixar sua opinião ou um agradecimento, será muito bem vindo, as postagens sempre serão destinadas a você!
OBS: Comentarios considerados "spam" serão apagados"!