Titulo Original: A Cruz de Zeta
Autor: Fátima Venceslau
Editora: Ases da Literatura
Páginas: 173
Ano: 2015
Onde comprar: Compra com a autora
Link no Skoob: Link
Nota: 4
Sinopse: Júlia, uma jovem de 17 anos, moradora da cidade do Rio de Janeiro, conhece um misterioso jovem chamado Marcos e apaixona-se por ele. O que ela nem imagina é que o rapaz é um alienígena. É do tipo nórdico: alto, loiro e de olhos azuis. Vive na Terra como um humano. Seu objetivo é cuidar de Júlia e protegê-la contra outro grupo de alienígenas: os reptilianos. Saulo é um tipo rebelde e irônico que gosta de se vestir no estilo gótico e, em princípio, persegue Júlia o tempo todo. Mas, por quê? O que ele quer com ela? Uma guerra pode começar a qualquer momento pela sobrevivência de duas espécies diferentes: os nórdicos e os reptilianos. E, para azar dos humanos, o planeta Terra será seu campo de batalha, pois ambos cobiçam seus recursos minerais e vegetais. Em meio a tudo isso, Júlia descobre que seu passado não é bem o que ela imagina, e agora não sabe mais o que esperar de seu futuro.

Resenha:

A Cruz de Zeta vai contar sobre Júlia, uma garota de 17 anos que se encontra estudando muito para o ENEM. Para relaxar dessa rotina cansativa, sua família decide viajar para Teresópolis, uma cidade vizinha do Rio. Já na cidade, quando a noite se aproxima, decide ir para uma festa com uns amigos, mas o que ela menos esperava era que ela iria acabar sendo sequestrada e que quem iria lhe salvar bem no ato seria Marcos, um rapaz misterioso, que no final se revela como um alienígena e que está no planeta para proteger ela (e o planeta inteiro) de outras espécies que ameaçam a vida terrestre, sendo os reptilianos os maiores rivais deles. Por fim, uma batalha está por vir e grandes imprevistos também virão...
Ela está bem. Está dentro de casa agora e não podemos deixá-la sozinha nunca. Ela é muito importante para nós. Falei com ela por telepatia e ela conseguiu me entender. Já está preparada. Não sei se deveria te feito isso, mas acho que já está na hora dela saber de tudo.
Fica meio difícil escrever uma resenha desse livro sem contar algum spoiler sobre ele, e juro, se eu contar algum, perde a graça do livro inteiro.
A Cruz de Zeta - Vol. 1 foi o primeiro livro que eu li que vai falar sobre extraterrestres, foi uma leitura ótima, com vários pontos positivos, mas mesmo tendo somente um negativo, esse acabou se sobressaltando em relação aos outros.

Simplesmente foi a lentidão dos fatos no começo da historia, pude perceber que isso vai até no inicio da metade do livro. Ainda bem que foi muito passageiro, pois estava tornando a leitura cansativa e estava me fazendo querer distanciar o livro. A escrita da autora facilita muito porque deixa a narração bem leve e fácil de compreensão nessa caso, porque se não fosse, facilmente eu ia me perder na história e iria acabar reprendendo na nota do livro.

Depois da metade do livro, pude perceber realmente o quanto ele melhora. Além de deixar a narrativa lenta por uma rápida, a autora começa a explicar algumas dúvidas que ficam confusas na cabeça do leitor. Tanto que é só você chegar na página 100 que já percebe que tudo começa a ser bem mais rápido e explicativo.

A ação foi algo que a autora soube guardar para usar na hora certa, mesmo eu querendo que tivesse mais durante o começo do livro. Acho que ela soube como fazer com que o leitor pegasse o livro e não quisesse parar até ver o desfecho da história.

A caracterização dos personagens também foi algo que me agradou muito, junto com as suas personalidades.
A Júlia é uma personagem um pouco complicada. Eu não estava conseguindo me conectar com ela. No começo eu pude perceber que a personalidade dela está mais ligada com a de uma criança do que com a de uma adolescente virando adulta, mas com o desenvolver da história, pude perceber o quanto ela amadurece e deixa para trás aquela imagem de garota indecisa e confusa, no final acabei gostando muito da personagem. Já Marcos foi um personagem do qual eu não me apeguei muito, acho que é porque eu, tristemente, não consegui ver algo nele que me chamasse atenção, mas espero muito que minha opinião sobre ele mude no próximo livro.
Então, Mariana olhou para eles e viu um casal envolto numa luz branc, trocando um beijo apaixonado. [...] Ambos formavam um casal real. Mariana custou a entender quem eram eles. Piscou os olhos, olhou novamente e só então percebeu o que estava vendo.
A descrição do lugar foi algo que a autora simplesmente arrasou, em todos os casos. Começando pela chegada a Teresópolis que foi algo incrível e terminando com o desfecho incrível da história. Tudo foi muito bem descrito e a imaginação nessa hora não deixou de falhar por um minuto.
Cidade de sua infância, que ela tanto amava. A Cidade de Teresa - em homenagem a Theresa Christina, esposa de D. Pedro II, imperador do Brasil. Por ser uma cidade serrana, possuía uma grande quantidade de áreas verdes e era cercada de lindas paisagens, cheia de rios, cascatas, além de uma flora e fauna locais muito ricas e abundantes.
Por fim, o livro me agradou bastante. Foi uma leitura leve, rápida e bem prazerosa que eu recomendo para qualquer um.

22 Comentários

  1. Já vi muitas pessoas comentando sobre esse livro. Estou com bastante vontade de le-lo, ainda mais se tratando de alienígenas. Parece ser um tema muito bom e com uma história bem desenvolvida.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, tudo bem. É tão bom ver pessoas que compartilham o mesmo nome que você (haha).
      O livro é muito legal, espero que possa lê-lo.
      Abração.

      Excluir
  2. Olá :)
    Eu ganhei esse livro num sorteio no instagram e até agora nada de ler, me lembrou bastante Obsidiana,você dizendo que a trama é um pouco enfadonha no início me desanimou um pouco, mas vou ler assim que puder.
    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, que legal, espero que leia em breve, vai adorar a história, pelo menos eu espero.
      Beijão.

      Excluir
  3. Olá!
    Adoro essa temática de alienígenas, mas esse livro me lembrou de um que já li, não sei se eu iria gostar de repetir a história...

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, agora só me resta a dúvida, que livro é esse?
      Fiquei curioso.
      Vai ver não é só impressão, livros são muito parecidos, mas depende do leitor achar eles diferente.
      Beijão.

      Excluir
  4. Olá Vini, tudo bem com você?!
    Adoro ler, e este tipo de livro me parece perfeito. Adorei o post, e a resenha sobre o tal.
    Quero muito saber o que o Saulo vai aprontar com Julia, e quais serão as ações de Marcos... E, wow, preciso ler. Obrigada pelo post tão lindo que escreveu, estou realmente fissurada pela história!
    Luana
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim!
      Que bom que gostou do livro, espero que possa ler e gostar muito da história.

      Excluir
  5. Um livro nacional (♥) que falam de ET's? Socorro! Me interessei 100%, já quero um pra mim também! Alias, que blog lindo, viu? <3

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      pois é... não é algo comum de se ver, pelo menos para mim.
      Obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  6. Olá! Tudo bom?
    Eita, não conhecia o livro, mas curti a temática. É diferente do 'mais do mesmo' que a gente tá encontrando bastante entre os lançamentos.
    Adoro quando o livro trabalha bem as personalidades e o desenvolvimento dos personagens.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem?
      Também acho bem legal esse não ser aquele tipo de livro que a gente vê por ai em qualquer lugar.
      Beijão e obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  7. Oi ...
    Parabéns pela resenha ! Ficou demais :)
    Achei a premissa do livro bem interessante e os pontos positivos que você relatou são essenciais pra mim numa leitura .
    Beijos

    Ah... Te indiquei numa tag lá no blog .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, espero que possa ler em breve. Tenho certeza que vai gostar <3
      Ah, que fofo, obrigado pelo carinho e com certeza eu vou dar uma olhada.
      Beijão.

      Excluir
  8. Estou fascinada pela resenha, já ouvi amigas comentando porém nem dei muita bola para tal. Quem sabe agora né rsrs
    http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, você não sabe o que está perdendo...
      Aproveita a oportunidade e leia logo esse livro <3

      Excluir
  9. Helloo, Vini!! Tudo bem?!
    Eu tinha visto esse livro antes e tinha gostado da premissa, não tinha lido resenha ainda, mas a sinopse tinha me fisgado. Nem sei bem o porquê. Quando vi Enem, pensei: uh, vai ter coisas relacionadas ao dia a dia, aventuras e pensei em crescimento de personagens; mas depois vi alienígenas e entortei o nariz. Não curto muito esse tipo de estória, naves espaciais, galáxias e tudo relacionado a tal. Que pena que o livro demorou a engatar para você, mas ainda assim eu fiquei um pouco curiosa com a obra, mesmo tendo o alien. Vou ler mais resenhas para ter certeza se gosto ahaha!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana,
      ele fala bastante sobre coisas do dia-a-dia da protagonista, acho que as vezes até demais, mas a autora soube muito bem colocar os dois temas juntos.
      Leia mais algumas e tenho certeza que vai se interessar pela história.
      Beijão.

      Excluir
  10. Olá!
    Parabéns pela resenha, já tinha visto algumas coisas sobre esse livro, mas depois da sua resenha fiquei super curiosa pra ler.
    Amei o blog, super organizado, parabéns.

    Beijos,
    May!

    www.radioactivebooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi May, tudo bem?
      Obrigado, espero que possa ler.
      Ah, que fofo, obrigadão mesmo <3
      Beijão.

      Excluir
  11. Oiii, eu também li e este livro e gostei tanto <3 fico tão encantada com a escrita da Fátima <3
    Adorei a resenha.
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá caro leitor, se você gostou e quer comentar, deixar sua opinião ou um agradecimento, será muito bem vindo, as postagens sempre serão destinadas a você!
OBS: Comentarios considerados "spam" serão apagados"!