Titulo Original:  A Fofa do Terceiro Andar
Autor: Cléo Bussato
Editora: Galera Record
Páginas: 144
Ano: 2015
Onde comprar: Compare e Compre
Link no skoob: Link
Nota: 3


Sinopse: Primeiro juvenil da escritora Cléo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andar é a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita.

Resenha:
Olá, tenho 14 anos, um pouco menos de um metro e sessenta de altura, um pouco mais de setenta quilos. (Na verdade, muito mais de setenta.) Eu sei, estou no limite, mais um pouco e viro obesa. Fiz aniversário há poucas semanas, dia 19 de março. Meu nome é Ana, conhecida como a fofa do terceiro andar.
"A Fofa do Terceiro Andar" é um livro que vai retratar Ana, uma garota de 14 anos que sofre muito pelo fato de ser uma garota acima do peso. Seja na escola, em casa ou até no seu apartamento, sempre vira motivo de piada. Tudo o que ele queria era apenas ter uma aula normal quando um incidente a faz cair e passar vergonha na frente de todo mundo. Lógico que o que aconteceria era que Ana iria ficar chateada, cair na frente de todo mundo da sua sala era algo que só fez ela querer "enfiar a cabeça dentro de um buraco". O pior de tudo era que ninguém ajudou ela a se levantar do chão, nem mesmo o professor, que apenas falou: "Está tudo bem, vamos continuar, foi só um tombo, vamos lá, levanta e reassume, Ana". A partir desse dia, a vida de Ana ia mudar, mas será se ela ia emagrecer para querer mostrar que pode mudar o seu físico ou iria crescer mentalmente e não ligar para a opinião maldosa dos outros.

Eu simplesmente adorei o livro da Cléo. Antes de eu começar a ler, eu pensei que se tratava de um romance como qualquer outro comum, só que eu levei um tapa na minha cara e acabei de cara com um livro muito diferente. Acho que eu nunca li um livro desse tipo, e simplesmente eu adorei. Pode parecer confuso, eu gostei tanto do livro mas dei somente 3 estrelas para ele?! Calma gente, o livro é bom sim, eu só tirei duas estrelas porque o começo da historia é um pouco chata e arrastada e as vezes a protagonista parecia ser um pouco chatinha, porém com o passar das páginas ela começa a se tornar uma garota mais confiante em si e começa a ter uma visão diferente sobre o que acontece ao seu redor.

O livro é descrito em forma de um diário e em três partes:Baleia, Fênix e Urso. Parece bem esquisito, só que prestando a atenção o leitor consegue fazer uma comparação entre os animais e a metamorfose de como era a garota e como ela vai se transformando. A Ana é uma protagonista bem divertida, carismática e uma ótima pessoa para ter uma conversa, é triste perceber que o que acontece com a Ana, acontece como várias outras crianças e adolescentes. Suas aventuras são muito divertidas e fazem a imaginação do leitor viajar para vários lugares, bem ai está um fator que garantiu uma estrelinha na nota do livro, sobre como a imaginação se coloca diante do livro, simplesmente é algo magnifico.
O que se passa na minha cabeça, vai para o caderno. Vontade de chorar, vai para o caderno. Raiva, caderno. Medo, caderno.
Pode-se perceber no livro que a autora não quis deixar somente a ideia de um livro para adolescentes, e sim de um livro auto-ajuda para adolescentes, mesmo isso não sendo claro, a história de Ana faz qualquer leitor refletir. Isso é algo que vai deixar qualquer leitor curioso para conferir a obra.

Por fim, "A Fofa do 3° Andar" é um livro que eu recomendo para qualquer leitor. Leia e você com certeza vai gostar da obra de Cléo Bussato.

7 Comentários

  1. Olá Vinicius ^^

    Desde o lançamento do livro quero muito lê-lo, amo livro de superação e achei legal ele ter sido escrito em forma de diário e muito interessante o nome das partes dos livros já diz muito sobre a história.

    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Leia e você vai gostar muito do livro <3
      Beijão e obrigado pelo carinho,

      Vinicius

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas já fiquei bem interessado no mesmo. Acho que ele deve trazer uma lição bem bacana para o leitor. Além disso, achei a capa linda!

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio, tudo sim.
      Verdade, além de ter uma capa linda, o livro é simplesmente uma grande lição de moral!
      Beijão,

      Vinicius

      Excluir
  3. Ola, tudo bem? Ameeeeei a resenha, esse livro esta na minha estante há algumas semanas, mas estou com as minhas leituras atrasadas, mas espero le-lo logo ♥
    Beijos Rá

    http://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray, tudo sim.
      Sério?! Eu li ele por ebook e foi bem rápido, imagine pelo físico (haha).
      Acho que se você furasse a fila com ele, não teria problema algum, pois além de uma leitura leve, ela é bem rápida!
      Beijão,

      Vinicius

      Excluir
  4. Olá, adorei sua resenha. Logo que vi a capa desse livro, há muito tempo atrás, me apaixonei, mas aí me apaixonei por vários outros e ele acabou se perdendo. Seu post me fez lembrar do quanto eu preciso ler esse livro!
    Aliás, sou nova por aqui, mas adorei seu cantinho. (Parabéns por tantas parcerias!)

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá caro leitor, se você gostou e quer comentar, deixar sua opinião ou um agradecimento, será muito bem vindo, as postagens sempre serão destinadas a você!
OBS: Comentarios considerados "spam" serão apagados"!